Hola, ¿cómo estás? A(s) receita(s) de hoje é um prato típico espanhol que ao longo do tempo teve muitas mudanças (temos 3 receitas de paella hoje!), mas originalmente ela é preparada no fogão a lenha, então mais que depressa achei essa uma super ideia para compartilhar vocês! E antes de tudo leiam "A Verdadeira Paella" e fique por dentro da culinária valenciana.
Bom apetite!!!
Abraço!
Bruna Mel
"A VERDADEIRA PAELLA - (Malú Carvalho)
Quando se fala em “Espanha”, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é: paella. Pensar é fácil, é só lembrar das inúmeras imagens de dar água na boca, seja pela internet, livros ou pelas revistas. Achar a receita da paella também: está em todo lugar e se uma não funcionar, não se preocupe, existem outras e outras, e outras… O difícil é saber sobre a verdadeira paella, sua essência e como surgiu.
Não se pode falar dessa comida típica espanhola, sem se falar do arroz. Claro! O ingrediente essencial para a confecção dessa famosa comida espanhola. Passando pela história da paella, descobre-se que o arroz foi uma herença gastronômica deixada pela longa dominação árabe, mas só popularizada séculos mais tarde. No começo, ele era consumido como sêmola e farinha, depois que passou a ser consumido como grão. O interessante, é que no século XIII, acreditavam que o arroz era a causa de várias pragas e enfermidades que se alastravam no lugar, e por isso, proibiram o seu cultivo, mas, tempos mais tarde, perceberam o grande equívoco.
Com bom terreno para a plantação do arroz, as proximidades de Valência foram o ponto de partida para a produção e disseminação da paella. No começo, era um prato popular, criado pelos camponeses. Depois, foi tido como um prato festivo, já que cotinha ingredientes de luxo para a grande parte da população, e por isso, era consumido em festas importantes.
Para muitos, o que interessa são os ingredientes. Como é feito? Qual o seu segredo? Mas, falar sobre eles é algo bastante complicado. Cada região refez esse prato, de acordo com seus costumes e ingredientes típicos. Essas mudanças fizeram com que a paella tivesse várias formas de preparo. Porém, no princípio, ela era constituída de arroz, frango, coelho, pato, algumas variedades de feijão, tomate, azeite e açafrão, sendo o frango e o tomate acrescentados tempos depois. No Brasil, atualmente ela é feita com frutos do mar.
Prepare um fogo à lenha! Porque, para fazer uma autêntica paella, além dos ingredientes típicos da região, não se pode esquecer desse elemento fundamental: o fogo à lenha, e, preferencialmente, ao ar livre.
Não é só de ingredientes que se faz esse prato típico. Há uma história e simbologia por trás dele. Dentre várias curiosidades, esse prato, antigamente, era uma forma de socializar os trabalhadores durante as refeições. Anos mais tarde, o costume era do autor do prato, dividí-lo em partes iguais, desenhando triângulos exatos, conforme a quantidade de convidados, e todos respeitavam sua porção.Outra curiosidade, é que seu nome, deu-se a partir da frigideira na qual ela é feita, que se chama paella ou paellera, que possui duas alças e é feita de aço ou ferro.
Existem várias dicas para a sua confecção. Os grandes chefes de cozinha dizem que o arroz nunca deve ser lavado e a carne deve ser bastante refogada. Certamamente, há outras dicas bem interessantes. O problema é conseguir assemelhar-se à “verdadeira paella”, que deu origem às mais diversas cópias.
Ao viajar à Espanha e ao sentar-se em um restaurante do local, a sua única obrigação é pedir, pelo menos, uma paella, já que é um prato tipicamente espanhol e está estampado em todos os menus.
Anos se passaram, pessoas diferentes a fizeram, e a paella, pouco a pouco foi mudando de cara, cor e sabor. Acrescentaram-se mais ingredientes, outros foram tirados, mas a essência e importância do típico prato espanhol, essas não podem ser mudadas, nem mesmo com o passar dos anos."¹
RECEITA 1: PAELLA À MARINERA
INGREDIENTES:
500 gr de garoupa
500 gr de marisco
500 gr de carne de siri
500 gr de lula
500 gr de polvo
1 kg de camarão sem casca
2 kg de camarão pistola com casca
500 gr de cabeça e espinha de peixe (para o caldo)
1 kg de cebola
800 gr de ervilhas frescas congeladas
1 kg de tomate sem pele e sem sementes
200 rg de pimentão amarelo sem pele e sem sementes
200 gr de pimentão vermelho sem pele e sem sementes
200 gr de pimentão verde sem pele e sem sementes
50 gr de açafrão da terra ou 3 pacotinhos de tempero para paella
200 gr de alho
2 kg de arroz (pode ser o parborizado)
1 pimenta dedo-de-moça sem semente picada
1 colher de chá de curry
Sal a gosto
1 colher de chá de páprica
MODO DE PREPARO:
Do caldo de peixe: Misture 3 litros de água, 1 colher de açafrão, cabeça e espinhas de peixe. Deixe ferver por 15 minutos, coe e reserve.
Da paella: Em uma paelleira doure a cebola de cabeça em azeite de oliva, em seguida o alho em lâminas, junte a garoupa em cubos, a carne de siri, o polvo em pedaços, a lula em anéis, o marisco, tomate e pimentão. Cozinhar por 20 minutos. Acrescente o arroz, camarão, ervilhas, açafrão, curry, páprica e o caldo do peixe conforme necessário para o cozimento do arroz. Tampe. Se não tiver uma tampa, use papel de alumínio para cobrir a paelleira enquanto o arroz cozinha. Após o arroz ficar no ponto, regue a paella com azeite de oliva extra-virgem e decore com os camarões com casca cozidos e rodelas de pimentões nas três cores.
RECEITA 2: PAELLA
A paella é uma receita originária da Espanha e nasceu nos campos de arroz. Os camponeses levavam consigo o sal, o azeite, o arroz e a paella (uma panela) e agregavam as carnes e legumes que conseguiam no caminho (carne de caça, sobras, etc). O preparo se popularizou e ganhou o mundo com diversas versões e a mais difundida no Brasil é a de paella frutos do mar.
INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de azeite de oliva
2 pimentões vermelho em tiras
3 dentes de alho picados finamente
1 peito de frango desossado grande
4 tomates picados, sem pele, sem sementes
20 gr de açafrão
400 gr de polvo
400 gr de lula
600 gr de camarão rosa
500 gr de marisco para decorar
1 lagosta
2 xícaras (chá) de arroz
1 xícara (chá) de ervilha
MODO DE PREPARO:
Cozinhe o frango em água e sal.
Numa panela ou paelleira, aqueça o azeite e frite o alho e o pimentão.
Refogue o frango, a lula e o polvo.
Coloque os tomates, refogue mais um pouco.
Junte o açafrão.
Ponha o arroz, misture bem.
Junte as ervilhas.
Quando já estiver um pouco mais refogado, coloque a água (4 xícaras).
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Após 10 minutos de cozimento, junte os camarões.
Deixe cozinhar mais 10 minutos.
Enfeite com os mariscos com casca já cozidos, a lagosta e 1 pimentão vermelho cortado em quatro.
Observação.: Se usar ervilhas em lata, só as coloque depois de colocar os camarões.
O açafrão verdadeiro espanhol é um artigo muito caro (possivelmente o tempero mais caro do mundo) devido à dificuldade para conseguir produzi-lo, pois ele vem do pistilo de uma flor que dá somente pouquíssimos grãos por unidade. Então, uma boa alternativa, e que não deixa a desejar é o uso da Cúrcuma, que é o que vai ter dentro do saquinho de açafrão caso ele tenha um preço comparável à mesma quantidade de orégano, por exemplo. Você não vai deixar de fazer a sua paella por causa disso!
RECEITA 3: PAELLA (RISOTO À ESPANHOLA)
Tempo de preparo: 30 min à 1 hora - 7 porções
INGREDIENTES:
1 kg de mariscos limpos
Para cozinhar os camarões:
1 kg de camarão grande com casca
2 colheres (sopa) de tempero Cebola, Alho e Salsa
Sal
½ colher (café) de Pimenta-do-Reino Preta Grão recém-moída
Para o arroz:
6 colheres (sopa) de azeite
1 ½ kg de frango em pedaços
1 kg de tomates picados
3 colheres (sopa) de Cebola, Alho e Salsa
1 pimentão verde sem sementes cortado em tiras finas
1 pimentão vermelho sem sementes cortado em tiras finas
2 pitadas de Cúrcuma
Sal
1 colher (chá) de Pimenta Vermelha Massa
3 xícaras (chá) de Arroz Uncle Bens Original
250 gr de ervilhas
MODO DE PREPARO:
Mariscos: coloque-os numa panela grande com um pouco de água e aqueça em fogo alto com a panela tampada. Quando os mariscos abrirem, retire-os da panela e reserve a água.
Cozinhe os camarões: cubra-os com água e tempere com a cebola, alho e salsa, sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe até ficarem rosados, escorra, deixe esfriar e descasque-os. Reserve.
Prepare o arroz: esquente o azeite em uma frigideira grande e frite os pedaços de frango. Junte os tomates picados, o tempero cebola, alho e salsa e cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente os pimentões, a curcuma dissolvida na água dos mariscos e 2 xícaras (chá) de água quente.
Tempere com sal e pimenta e despeje o arroz, cozinhando uns 25 minutos sem mexer. Uns 5 minutos antes de tirar do fogo (o arroz deve estar bem al dente), acrescente os mariscos sem as conchas, os camarões e as ervilhas. Desligue o fogo quando o arroz estiver cozido, e sirva em seguida na própria frigideira.
Escolha uma receita ou prove todas e me diz qual gostou mais!
Abraço forte!
Bruna Mel
(Mel vem de Melendes, meu sobrenome espanhol que herdei dos meus avós!)
Fonte¹: http://www.espanhol.com/espanhol/contenido/articulos/articulo.asp?Id=31
Receita 1: http://www.receitasdmais.com/2011/09/paella-marinera.html
Receita 2: http://cybercook.com.br/paella-r-6-739.html?origem=coluna-direita-bloco-receitas-relacionadas
Receita 3: http://www.masterfoods.com.br/receitas/detalhes/90/Paella-Risoto--Espanhola
Receita 3: http://www.masterfoods.com.br/receitas/detalhes/90/Paella-Risoto--Espanhola
Nenhum comentário:
Postar um comentário