terça-feira, 30 de setembro de 2014
INSPIRAÇÃO: Lareira da Revista Arquitetura & Construção
Fonte: https://www.facebook.com/arquiteturaeconstrucao/photos/a.112823772147260.19315.107278456035125/680702282026070/?type=1&theater
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
DICA: Cálculo de Churrasco
"CÁLCULO DE QUANTIDADES
Para não faltar comida para seus convidados, o cálculo básico é de 500g de carne por adulto e 300g por criança ou adolescente. Se a carne tiver osso, como costela ou frango, dobre a quantidade pois metade do peso é osso. E como sabemos que os preços da carne bovina estão nas alturas, capriche nos acompanhamentos e nos itens mais baratos, como a linguiça e o frango, para seu churrasco render."
Fonte: http://www.consul.com.br/blog-churrasco-sem-segredos/
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
CURIOSIDADES: Churrasco Também é Saudável
"VOCÊ SABIA? CHURRASCO TAMBÉM É SAUDÁVEL!
Muito se diz sobre o consumo de carne e a saúde, mas poucos sabem que a carne é um alimento indispensável para a dieta equilibrada que nosso corpo precisa, pois é rica em diversos nutrientes essenciais para nossa saúde. Para se ter uma noção, a carne vermelha é rica em proteínas, ferro, vitamina b 12, além de minerais e zinco.rodizio-sal
É claro que, como todo outro alimento, ela deve ser consumida dentro de padrões de qualidade e sem exageros. Além disso, de acordo com um documento publicado pela Embrapa, em 2000, a carne bovina é tão saudável quanto a carne branca de frango sem pele, se comparados os teores de gordura e colesterol. Da mesma forma que o contrafilé bovino em comparação ao lombo suíno.
Outro aspecto importante é o tipo de preparo: prefira sempre os que não levam muito óleo, como os grelhados e assados. E vale lembrar que para desfrutar de seus benefícios é preciso inserir este alimento em uma dieta saudável, com o consumo de frutas, legumes, verduras e outros nutrientes.
Agora já dá para comer um delicioso churrasco sem peso na consciência, hein?"
Fonte: http://salegrill.wordpress.com/2014/02/19/voce-sabia-churrasco-tambem-e-saudavel/
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
RECEITA: Galinhada no Disco no Fogão à Lenha
INGREDIENTES:
1 frango inteiro de 2,5 kg
2 xícaras e meia de arroz
1 cebola grande
5 dentes de alho
Condimentos
Sal a gosto
Óleo de soja, de milho, girassol, ou manteiga.
Fonte: http://piorambo.blogspot.com.br/2013/07/receita-galinhada-no-disco-no-fogao.html#.VBwZPfldVNM
1 frango inteiro de 2,5 kg
2 xícaras e meia de arroz
1 cebola grande
5 dentes de alho
Condimentos
Sal a gosto
Óleo de soja, de milho, girassol, ou manteiga.
MODO DE PREPARO:
Coloque um frango picado no disco generosamente untado
|
Deixe fritar... |
15 minutos depois.. |
acrescente um pouco de água para desprender do fundo. |
25 minutos depois... |
30 minutos depois... |
separe as peças e... |
acrescente 2 xícaras e meia de arroz... |
mexendo sempre... |
misture tudo. |
Acrescente água até cobrir... |
deixe ferver... |
mais um poco de água para amaciar o arroz. |
E sirva... |
Opção de acompanhamento: Maionese e salada! |
Não fica muito para contar a história! :) |
Fonte: http://piorambo.blogspot.com.br/2013/07/receita-galinhada-no-disco-no-fogao.html#.VBwZPfldVNM
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
DICA: Como Deixar Seu Churrasco Mais Suculento
"PONTO DA CARNE E SELAMENTO
Para saber o ponto da carne, faça um teste com a sua mão. Encoste o dedo indicador no polegar, formando um círculo. Com o dedo da outra mão, sinta a região do músculo abaixo do polegar. Ele estará na consistência da carne mal passada. Ao encostar o dedo médio no polegar a consistência é da carne ao ponto, e com o anelar, mais para bem passada. Aí é só apalpar a carne, com cuidado para não se queimar, e verificar o ponto.
Selar a carne é a técnica para evitar que ela perca os sucos. Posicione a grelha bem perto da brasa e coloque a carne na parte mais quente. Quando começarem a se formar pingos de líquido na parte de cima, vire a carne. Quando os dois lados estiverem selados, levante a grelha e deixe a carne assar até chegar no ponto desejado.
Seguindo essas recomendações, as carnes do seu churrasco sairão macias e saborosas, no pondo desejado, e você vai receber muitos elogios!"
Fonte: http://www.meliuz.com.br/blog/10-dicas-para-deixar-o-seu-churrasco-mais-gostoso/
Fonte: http://www.consul.com.br/blog-churrasco-sem-segredos/
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
CURIOSIDADES: Kobe Beef a Melhor Carne do Mundo
O brasileiro não dispensa um bom churrasco. A carne argentina, por exemplo, é referência quando pensamos em maciez e sabor. Mas há outro tipo de gado que dá origem a melhor carne do mundo para muitos. É Wagyu, um gado típico do Japão.
O wagyu é reconhecido internacionalmente pelo nome como foi batizada sua carne, o kobe beef. O curioso é que não há rebanhos bovinos na cidade portuária de Kobe. Aberta em 1868 ao comércio internacional, passou a receber muitos estrangeiros que ficavam maravilhados com carne servida na cidade. Foi assim que os corte extraídos do wagyu passaram a ser chamados de kobe beef. Essa importante cidade do arquipélago japonês é renomada, na realidade, pela qualidade de seus saquês.
A principal característica do Kobe, é possuir grande concentração de gordura entre a carne, o famoso marmoreio. Sua alimentação no confinamento é a base de grãos especiais, essas características fazem a carne do Wagyu a mais saborosa e macia do mundo."
Fonte: http://www.domakoskicarnes.com.br/curiosidade.php
terça-feira, 16 de setembro de 2014
INSPIRAÇÃO: Espaço Gourmet em Condomínio
"Esta casa foi feita para um casal com um filho adolescente. A prioridade era a área de lazer e a sala de TV. Ganhou praticamente um andar inteiro cada uma. Devido à complexidade do declive e para melhor aproveitamento do terreno
foi dividida em 4 pavimentos : subsolo; pavimento térreo; pavimento superior e sótão.
No subsolo
foi localizada a área de lazer com varanda grande, churrasqueira, forno de pizza, fogão a lenha, grande bancada para a pia, freezer horizontal, bancada central em curva, lavabo, ducha, sauna, piscina, canto pra TV e jardim." (Blog Arquitetura de Silvia Costa Barros)
Fonte: http://arquiteturadesilviacostabarros.blogspot.com.br/2012_06_01_archive.html
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
RECEITA: Paella no Fogão a Lenha
Hola, ¿cómo estás? A(s) receita(s) de hoje é um prato típico espanhol que ao longo do tempo teve muitas mudanças (temos 3 receitas de paella hoje!), mas originalmente ela é preparada no fogão a lenha, então mais que depressa achei essa uma super ideia para compartilhar vocês! E antes de tudo leiam "A Verdadeira Paella" e fique por dentro da culinária valenciana.
Bom apetite!!!
Abraço!
Bruna Mel
"A VERDADEIRA PAELLA - (Malú Carvalho)
Quando se fala em “Espanha”, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é: paella. Pensar é fácil, é só lembrar das inúmeras imagens de dar água na boca, seja pela internet, livros ou pelas revistas. Achar a receita da paella também: está em todo lugar e se uma não funcionar, não se preocupe, existem outras e outras, e outras… O difícil é saber sobre a verdadeira paella, sua essência e como surgiu.
Não se pode falar dessa comida típica espanhola, sem se falar do arroz. Claro! O ingrediente essencial para a confecção dessa famosa comida espanhola. Passando pela história da paella, descobre-se que o arroz foi uma herença gastronômica deixada pela longa dominação árabe, mas só popularizada séculos mais tarde. No começo, ele era consumido como sêmola e farinha, depois que passou a ser consumido como grão. O interessante, é que no século XIII, acreditavam que o arroz era a causa de várias pragas e enfermidades que se alastravam no lugar, e por isso, proibiram o seu cultivo, mas, tempos mais tarde, perceberam o grande equívoco.
Com bom terreno para a plantação do arroz, as proximidades de Valência foram o ponto de partida para a produção e disseminação da paella. No começo, era um prato popular, criado pelos camponeses. Depois, foi tido como um prato festivo, já que cotinha ingredientes de luxo para a grande parte da população, e por isso, era consumido em festas importantes.
Para muitos, o que interessa são os ingredientes. Como é feito? Qual o seu segredo? Mas, falar sobre eles é algo bastante complicado. Cada região refez esse prato, de acordo com seus costumes e ingredientes típicos. Essas mudanças fizeram com que a paella tivesse várias formas de preparo. Porém, no princípio, ela era constituída de arroz, frango, coelho, pato, algumas variedades de feijão, tomate, azeite e açafrão, sendo o frango e o tomate acrescentados tempos depois. No Brasil, atualmente ela é feita com frutos do mar.
Prepare um fogo à lenha! Porque, para fazer uma autêntica paella, além dos ingredientes típicos da região, não se pode esquecer desse elemento fundamental: o fogo à lenha, e, preferencialmente, ao ar livre.
Não é só de ingredientes que se faz esse prato típico. Há uma história e simbologia por trás dele. Dentre várias curiosidades, esse prato, antigamente, era uma forma de socializar os trabalhadores durante as refeições. Anos mais tarde, o costume era do autor do prato, dividí-lo em partes iguais, desenhando triângulos exatos, conforme a quantidade de convidados, e todos respeitavam sua porção.Outra curiosidade, é que seu nome, deu-se a partir da frigideira na qual ela é feita, que se chama paella ou paellera, que possui duas alças e é feita de aço ou ferro.
Existem várias dicas para a sua confecção. Os grandes chefes de cozinha dizem que o arroz nunca deve ser lavado e a carne deve ser bastante refogada. Certamamente, há outras dicas bem interessantes. O problema é conseguir assemelhar-se à “verdadeira paella”, que deu origem às mais diversas cópias.
Ao viajar à Espanha e ao sentar-se em um restaurante do local, a sua única obrigação é pedir, pelo menos, uma paella, já que é um prato tipicamente espanhol e está estampado em todos os menus.
Anos se passaram, pessoas diferentes a fizeram, e a paella, pouco a pouco foi mudando de cara, cor e sabor. Acrescentaram-se mais ingredientes, outros foram tirados, mas a essência e importância do típico prato espanhol, essas não podem ser mudadas, nem mesmo com o passar dos anos."¹
RECEITA 1: PAELLA À MARINERA
INGREDIENTES:
500 gr de garoupa
500 gr de marisco
500 gr de carne de siri
500 gr de lula
500 gr de polvo
1 kg de camarão sem casca
2 kg de camarão pistola com casca
500 gr de cabeça e espinha de peixe (para o caldo)
1 kg de cebola
800 gr de ervilhas frescas congeladas
1 kg de tomate sem pele e sem sementes
200 rg de pimentão amarelo sem pele e sem sementes
200 gr de pimentão vermelho sem pele e sem sementes
200 gr de pimentão verde sem pele e sem sementes
50 gr de açafrão da terra ou 3 pacotinhos de tempero para paella
200 gr de alho
2 kg de arroz (pode ser o parborizado)
1 pimenta dedo-de-moça sem semente picada
1 colher de chá de curry
Sal a gosto
1 colher de chá de páprica
MODO DE PREPARO:
Do caldo de peixe: Misture 3 litros de água, 1 colher de açafrão, cabeça e espinhas de peixe. Deixe ferver por 15 minutos, coe e reserve.
Da paella: Em uma paelleira doure a cebola de cabeça em azeite de oliva, em seguida o alho em lâminas, junte a garoupa em cubos, a carne de siri, o polvo em pedaços, a lula em anéis, o marisco, tomate e pimentão. Cozinhar por 20 minutos. Acrescente o arroz, camarão, ervilhas, açafrão, curry, páprica e o caldo do peixe conforme necessário para o cozimento do arroz. Tampe. Se não tiver uma tampa, use papel de alumínio para cobrir a paelleira enquanto o arroz cozinha. Após o arroz ficar no ponto, regue a paella com azeite de oliva extra-virgem e decore com os camarões com casca cozidos e rodelas de pimentões nas três cores.
RECEITA 2: PAELLA
A paella é uma receita originária da Espanha e nasceu nos campos de arroz. Os camponeses levavam consigo o sal, o azeite, o arroz e a paella (uma panela) e agregavam as carnes e legumes que conseguiam no caminho (carne de caça, sobras, etc). O preparo se popularizou e ganhou o mundo com diversas versões e a mais difundida no Brasil é a de paella frutos do mar.
INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de azeite de oliva
2 pimentões vermelho em tiras
3 dentes de alho picados finamente
1 peito de frango desossado grande
4 tomates picados, sem pele, sem sementes
20 gr de açafrão
400 gr de polvo
400 gr de lula
600 gr de camarão rosa
500 gr de marisco para decorar
1 lagosta
2 xícaras (chá) de arroz
1 xícara (chá) de ervilha
MODO DE PREPARO:
Cozinhe o frango em água e sal.
Numa panela ou paelleira, aqueça o azeite e frite o alho e o pimentão.
Refogue o frango, a lula e o polvo.
Coloque os tomates, refogue mais um pouco.
Junte o açafrão.
Ponha o arroz, misture bem.
Junte as ervilhas.
Quando já estiver um pouco mais refogado, coloque a água (4 xícaras).
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Após 10 minutos de cozimento, junte os camarões.
Deixe cozinhar mais 10 minutos.
Enfeite com os mariscos com casca já cozidos, a lagosta e 1 pimentão vermelho cortado em quatro.
Observação.: Se usar ervilhas em lata, só as coloque depois de colocar os camarões.
O açafrão verdadeiro espanhol é um artigo muito caro (possivelmente o tempero mais caro do mundo) devido à dificuldade para conseguir produzi-lo, pois ele vem do pistilo de uma flor que dá somente pouquíssimos grãos por unidade. Então, uma boa alternativa, e que não deixa a desejar é o uso da Cúrcuma, que é o que vai ter dentro do saquinho de açafrão caso ele tenha um preço comparável à mesma quantidade de orégano, por exemplo. Você não vai deixar de fazer a sua paella por causa disso!
RECEITA 3: PAELLA (RISOTO À ESPANHOLA)
Tempo de preparo: 30 min à 1 hora - 7 porções
INGREDIENTES:
1 kg de mariscos limpos
Para cozinhar os camarões:
1 kg de camarão grande com casca
2 colheres (sopa) de tempero Cebola, Alho e Salsa
Sal
½ colher (café) de Pimenta-do-Reino Preta Grão recém-moída
Para o arroz:
6 colheres (sopa) de azeite
1 ½ kg de frango em pedaços
1 kg de tomates picados
3 colheres (sopa) de Cebola, Alho e Salsa
1 pimentão verde sem sementes cortado em tiras finas
1 pimentão vermelho sem sementes cortado em tiras finas
2 pitadas de Cúrcuma
Sal
1 colher (chá) de Pimenta Vermelha Massa
3 xícaras (chá) de Arroz Uncle Bens Original
250 gr de ervilhas
MODO DE PREPARO:
Mariscos: coloque-os numa panela grande com um pouco de água e aqueça em fogo alto com a panela tampada. Quando os mariscos abrirem, retire-os da panela e reserve a água.
Cozinhe os camarões: cubra-os com água e tempere com a cebola, alho e salsa, sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe até ficarem rosados, escorra, deixe esfriar e descasque-os. Reserve.
Prepare o arroz: esquente o azeite em uma frigideira grande e frite os pedaços de frango. Junte os tomates picados, o tempero cebola, alho e salsa e cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente os pimentões, a curcuma dissolvida na água dos mariscos e 2 xícaras (chá) de água quente.
Tempere com sal e pimenta e despeje o arroz, cozinhando uns 25 minutos sem mexer. Uns 5 minutos antes de tirar do fogo (o arroz deve estar bem al dente), acrescente os mariscos sem as conchas, os camarões e as ervilhas. Desligue o fogo quando o arroz estiver cozido, e sirva em seguida na própria frigideira.
Escolha uma receita ou prove todas e me diz qual gostou mais!
Abraço forte!
Bruna Mel
(Mel vem de Melendes, meu sobrenome espanhol que herdei dos meus avós!)
Fonte¹: http://www.espanhol.com/espanhol/contenido/articulos/articulo.asp?Id=31
Receita 1: http://www.receitasdmais.com/2011/09/paella-marinera.html
Receita 2: http://cybercook.com.br/paella-r-6-739.html?origem=coluna-direita-bloco-receitas-relacionadas
Receita 3: http://www.masterfoods.com.br/receitas/detalhes/90/Paella-Risoto--Espanhola
Receita 3: http://www.masterfoods.com.br/receitas/detalhes/90/Paella-Risoto--Espanhola
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
CURIOSIDADES: Maior Churrasco do Mundo
"O maior churrasco do mundo consumiu 12 toneladas de carne. A festança aconteceu no começo de abril de 2008 em Montevidéu, capital do Uruguai, e entrou para o Guinness, o livro dos recordes, superando a marca anterior, de um churrasco no México, em 2006, com 8 toneladas de carne.
Para conseguir assar tantos bifes, os uruguaios precisaram montar 1500 metros de churrasqueiras, que, juntas, queimaram 6 toneladas de carvão. Mais de 1250 voluntários foram convocados para manusear os espetos da festa. Quando os juízes confirmaram que o recorde mexicano havia sido superado, os 20 mil espectadores presentes ao churrasco vibraram e comemoraram, claro, mandando ver todo o banquete.
O churras, no entanto, também recebeu protestos. Um grupo de ativistas da organização internacional AnimaNaturalis, de defesa dos animais, denunciou o fato de a marca ter sido conquistada à custa da matança de 2 mil reses e indagava: "Quantas vidas valem um recorde?"
Um dos menores países da América do Sul, o Uruguai produz anualmente 600 mil toneladas de carne, das quais 450 mil são destinadas à exportação. O consumo nacional per capita no nosso vizinho meridional chega a 50 quilos por ano."
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-foi-o-maior-churrasco-do-mundo
terça-feira, 9 de setembro de 2014
INSPIRAÇÃO: Churrasqueira Revestida em Mármore
Olá pessoal! Hoje trago para vocês esse lindo espaço gourmet como inspiração para seu projeto. A churrasqueira vem revestida no mármore que é super moderno e é essencial para quem quer a churrasqueira em cor clara ou até mesmo na cor preta. Esse projeto é do site Casa e Design e lá você poderá conferir outros outras idéias lindas para sua casa!
Espero que gostem!
Abraço
Bruna Mel
Fonte: http://www.lojacasaedesign.com.br/site/churrasqueira.php
terça-feira, 2 de setembro de 2014
INSPIRAÇÃO: Dicas para seu Espaço Gourmet por Erika Rossi
Olá pessoal! Hoje quero deixar aqui para vocês algumas dicas que está no site da Arquiteta Erika Rossi, que eu achei superlegais e válidas para quem está projetando ou até reformando seu Espaço Gourmet, espero que vocês gostem tanto quanto eu!
Abraço forte,
Mel Kvasne
"DICAS PARA SEU ESPAÇO GOURMET
Abraço forte,
Mel Kvasne
"DICAS PARA SEU ESPAÇO GOURMET
O espaço gourmet seja em casa ou apartamento está se tornando cada vez mais indispensável para o conforto e lazer do lar. É ideal para receber os amigos e família, num ambiente mais íntimo podendo fazer um churrasco e até uma pizza caseira. Pode também ser integrado com outros espaços como salão de jogos e living.
Um espaço onde a pessoa pode colocar um forno a lenha, churrasqueira, paisagismo, e criar um ambiente novo e diferente do restante da casa, podendo ser tanto no estilo rústico quanto contemporâneo.
Os principais erros cometidos em espaços gourmet são:
- Crie um ambiente novo e diferente do restante da casa, podendo ser tanto no estilo rústico quanto contemporâneo.
- Colocar a geladeira próximo à churrasqueira/forno a lenha, o que prejudica seu desempenho.
- Bancada/balcão longe da pia e churrasqueira/forno, o que dificulta o acesso ao preparo dos alimentos.
- Falta de colocação de vidros (no caso de varandas) ou coberturas (quintal), sendo que no caso de uma chuva o espaço se torna inutilizável.
- Em espaços pequenos, ao invés de cadeiras, prefira o uso de banquetas pequenas ou até bancos maiores, para acomodar mais amigos.
- Quantos mais utensílios melhor, para evitar o entra e sai da casa para o espaço.
Algumas ideias para dar uma repaginada no seu espaço gourmet:
- Revestir a churrasqueira com pastilhas, filetes de pedra e outros materiais levando em conta a funcionalidade e durabilidade;
- Uso de ladrilhos hidráulicos ou até adesivos que imitam estes na bancada;
- Trazer o verde ao espaço: plantas e flores são muito bem-vindas, lembrando que não podem estar muito próximas da churrasqueira/forno, uma boa pedida são jardins verticais;
- Cores: Almofadas, painéis, objetos coloridos, a mistura de cores é bem-vinda neste espaço que remete ao lazer!"
Fonte: http://erikarossi.com.br/dicas-para-seu-espaco-gourmet/
Assinar:
Postagens (Atom)