sexta-feira, 29 de agosto de 2014

RECEITA: Pão Caseiro em Forno de Lenha


 Olá pessoal! A receita de hoje eu consegui no Facebook no Portal das Freguesias do Concelho de Vinhais, e tem aquela cara de receita de fazenda! Fiquei morrendo de vontade de comer um pãozinho de Forno a Lenha, você não? Então anote aí o passo a passo:


RECEITA - PÃO CASEIRO:
• 15 gramas de fermento por quilo de farinha.
• Água temperada com sal a gosto
• Fazer o fermento no dia anterior (faz-se com farinha, água e fermento padeiro)
• Amassar a farinha com fermento e água salgada morna. Trabalhar a massa e deixar levedar.
• Depois de levedar fazer as bolas de massa (que será o pão) e deixar repousar +/- 20m.
• Devem ficar numa mesa ou tabuleiro e separados com uma toalha, tipo em quadrados (conforme ilustra na galeria) para não se juntarem uns com os outros.
• Vai a cozer em forno de lenha




Bom apetite!
Bruna Mel

Fonte: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.521000831276184.1073741830.200401430002794&type=1

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

DICA: Como Escolher Uma Picanha

Unanimidade nacional, a picanha é um corte tradicional de churrasco. É facilmente reconhecível por seu formato triangular e capa de gordura que a cobre por inteiro,e que não deve ser retirada para assar pois alterará seu sabor e suculência. A picanha é uma carne que varia entre 1kg e 1,5kg. Preste atenção se alguém tentar lhe vender uma picanha que tenha mais de 1,5 kg: peças maiores incluem um pedaço de coxão duro. Se a parte de baixo ainda estiver com "nervura" ou "pele" prateada, retire-a antes de salgar e levar a carne ao fogo. Para assar a picanha em um espeto, corte em fatias grossas, com cerca de quatro dedos de distância entre os cortes. Para preparar picanha na grelha, corte-a em pedaços grossos, para deixá-la mal passada em seu interior, pois a picanha endurece um pouco se passar do ponto certo. Deve ser servida ao ponto ou mal passada.

Fonte: http://pvalimentos.webmium.com/

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CURIOSIDADES: Origem do Churrasco

Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia.
Os índios tupis sul-americanos, por exemplo, costumavam defumar a carne de caça sobre grelhas de madeira, no chamado moka'em, um antepassado do atual churrasco. A carne defumada desse modo se conservava apta para o consumo durante longo tempo.
Com o tempo, as técnicas foram sendo aperfeiçoadas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis.
Na América do Sul a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, uma extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico.
A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, bastando uma estaca de madeira, uma faca afiada, um bom fogo e sal grosso, ingrediente abundante e que é utilizado também como complemento alimentar do gado.
A partir dali o costume cruzou as regiões e se tornou um prato nacional, multiplicando-se as formas de preparo, o que gera entre os adeptos muita discussão sobre o verdadeiro churrasco, como por exemplo a utilização de lenha ou carvão, de espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar.
O correto é afirmar que não existe fórmula exata, uma vez que cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvidas, a imagem mais famosa no Brasil é o churrasco preparado pelos vaqueiros, conhecidos pelo termo latino gaúcho, que se transformou na denominação dos cidadãos nascidos no estado do Rio Grande do Sul.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Churrasco

terça-feira, 26 de agosto de 2014

INSPIRAÇÃO: Churrasqueira Projetada por Flavia Caldeira e André Bertolucci

Churrasqueira é um lugar apropriado para receber familiares, amigos, festejar, comemorar... Por este motivo, requer um toque especial. Inspire-se:



Fonte: http://acervodeinteriores.com.br/churrasqueiras/

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

RECEITA: Churrasco Tradicional Gaúcho

Tchê pessoal! Hoje, 22 de agosto como é o dia Mundial do Folclore, nada melhor do que postarmos o prato típico dos nosso queridos amigos gaúchos. E para entender melhor, folclore (do inglês FOLK que é GENTE ou POVO e LORE que é CONHECIMENTO) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração¹, e uma dessas tradições seria o prato típico.

Por isso vou deixar aqui pra vocês dois passo a passo do Tradicional Churrasco Gaúcho. O primeiro o link um vídeo² do programa Hoje em Dia, feito pelos gaúchissímos Juliano e Dênis [nunca ouvi falar deles, mas... hihihi] apresentado pelo chefe de cozinha Edu Guedes e o segundo todas as dicas do site Livro de Receitas³ para um churras das pampas, aproveitem a dica e tenha um final de semana saboroso e típico gaúcho!

1. HOJE EM DIA

Link do Youtube: PROGRAMA HOJE EM DIA - EDU GUEDES
APRENDA A FAZER O VERDADEIRO CHURRASCO GAÚCHO

2. LIVRO DE RECEITAS

CHURRASCO GAÚCHO

  • Salsichão ou linguiça
  • Carnes bovinas e ovinas: pedaços de costela de novilho, alcatra, maminha, vazio...
  • 1 saco de carvão
  • Sal grosso ou médio
  • Farinha de mandioca

OPCIONAIS
Coração de galinha - temperado na salmora
Galeto - coxas e sobrecoxas de frango pré-temperadas

ESCOLHENDO A CARNE
A carne deve ter o tom vermelho puxando para o rosado. A graxa (gordura) deve ser clara, parecida com a cor de manteiga. Se você for comprar costela, observar os ossos do corte. Se eles forem pequenos e arredondados, são de novilho. Os cortes mais macios e suculentos são a picanha e o vazio.

PREPARANDO A CARNE
Se a carne estiver congelada, deixar em temperatura ambiente por cerca de 12 horas. Não descongelar com água ou microondas, micro-ondas, Micro-ondas, nem levar ao fogo se estiver mal descongelada. Se for carne maturada, embalada a vácuo, tirar da embalagem pelo menos 30 minutos antes de ir para o fogo, para tirar o cheiro que o plástico produz. Lavar a carne com água corrente para retirar o sangue escuro que escorre na bandeja. A melhor opção é assar no espeto. Mas as carnes as grandes e sem osso, como picanha, maminha e contrafilé, podem ir para a grelha. Já costela, salsichão e medalhões de picanha assam melhor em espetos.

NO FOGO
Acender o fogo assim que chegar o primeiro convidado, para a carne não passar do ponto. Quando estiver em brasas, colocar as lingüiças e carnes menores na parte de baixo e as costelas, maminhas e picanhas no alto. Depois que as carnes pegarem cor e calor, tirar do fogo e salgar com sal grosso ou médio, sem exageros. As lingüiças dispensam esta etapa. Carne salgada antes de ir ao fogo fica dura e seca. Voltar ao fogo, sempre virando a carne para que ela asse uniformemente, sem ressecar. Começar voltando o lado dos ossos para o fogo e, só depois, virar para o lado da graxa. Não mexer no fogo. Se você achar que tem muito pouco, adicionar alguns pedaços de carvão sobre as brasas, com cuidado para elas não voarem.

SERVINDO
Um pouco antes da lingüiça ficar dourada, colocar o pão com alho no espeto, deixar esquentar um pouco e servir ambos. Não esquecer de colocar um prato de farinha de mandioca ao lado da tábua de corte. Na medida em que as carnes vão ficando prontas, servir aos poucos na tábua, cortando pedaços pequenos e médios. Intercalar bem passadas com as no ponto para agradar a todos os paladares. Se a carne estiver muito salgada ao servir, bater nela para cair um pouco do sal. Caso a carne esteja um pouco dura, corte-as em fatias finas. Depois de cortar, devolva o espeto com a carne ao fogo para mantê-la quente. Para evitar seu ressecamento, deixar na churrasqueira o mais distante possível da brasa, sempre voltando o lado mais recentemente cortado para o fogo.


Espero que tenham gostado!
Forte abraço,
Bruna Mel


Fonte¹: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore
Fonte²: https://www.youtube.com/watch?v=mYvbSCGTxmE
Fonte³: http://www.livrodereceitas.com/tipicas/gaucha/gauc1577.htm

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

DICA: Queijo no Espeto


PARA OUTRAS DICAS DA MANSÃO CLIQUE AQUI

Fonte: http://www.ochurrasqueiro.com.br/dicas.php?ind=1