Tchê pessoal! Hoje, 22 de agosto como é o dia Mundial do Folclore, nada melhor do que postarmos o prato típico dos nosso queridos amigos gaúchos. E para entender melhor, folclore (do inglês FOLK que é GENTE ou POVO e LORE que é CONHECIMENTO) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração¹, e uma dessas tradições seria o prato típico.
Por isso vou deixar aqui pra vocês dois passo a passo do Tradicional Churrasco Gaúcho. O primeiro o link um vídeo² do programa Hoje em Dia, feito pelos gaúchissímos Juliano e Dênis [nunca ouvi falar deles, mas... hihihi] apresentado pelo chefe de cozinha Edu Guedes e o segundo todas as dicas do site Livro de Receitas³ para um churras das pampas, aproveitem a dica e tenha um final de semana saboroso e típico gaúcho!
1. HOJE EM DIA
Link do Youtube: PROGRAMA HOJE EM DIA - EDU GUEDES
APRENDA A FAZER O VERDADEIRO CHURRASCO GAÚCHO
2. LIVRO DE RECEITAS
CHURRASCO GAÚCHO
- Salsichão ou linguiça
- Carnes bovinas e ovinas: pedaços de costela de novilho, alcatra, maminha, vazio...
- 1 saco de carvão
- Sal grosso ou médio
- Farinha de mandioca
OPCIONAIS
Coração de galinha - temperado na salmora
Galeto - coxas e sobrecoxas de frango pré-temperadas
ESCOLHENDO A CARNE
A carne deve ter o tom vermelho puxando para o rosado. A graxa (gordura) deve ser clara, parecida com a cor de manteiga. Se você for comprar costela, observar os ossos do corte. Se eles forem pequenos e arredondados, são de novilho. Os cortes mais macios e suculentos são a picanha e o vazio.
PREPARANDO A CARNE
Se a carne estiver congelada, deixar em temperatura ambiente por cerca de 12 horas. Não descongelar com água ou microondas, micro-ondas, Micro-ondas, nem levar ao fogo se estiver mal descongelada. Se for carne maturada, embalada a vácuo, tirar da embalagem pelo menos 30 minutos antes de ir para o fogo, para tirar o cheiro que o plástico produz. Lavar a carne com água corrente para retirar o sangue escuro que escorre na bandeja. A melhor opção é assar no espeto. Mas as carnes as grandes e sem osso, como picanha, maminha e contrafilé, podem ir para a grelha. Já costela, salsichão e medalhões de picanha assam melhor em espetos.
NO FOGO
Acender o fogo assim que chegar o primeiro convidado, para a carne não passar do ponto. Quando estiver em brasas, colocar as lingüiças e carnes menores na parte de baixo e as costelas, maminhas e picanhas no alto. Depois que as carnes pegarem cor e calor, tirar do fogo e salgar com sal grosso ou médio, sem exageros. As lingüiças dispensam esta etapa. Carne salgada antes de ir ao fogo fica dura e seca. Voltar ao fogo, sempre virando a carne para que ela asse uniformemente, sem ressecar. Começar voltando o lado dos ossos para o fogo e, só depois, virar para o lado da graxa. Não mexer no fogo. Se você achar que tem muito pouco, adicionar alguns pedaços de carvão sobre as brasas, com cuidado para elas não voarem.
SERVINDO
Um pouco antes da lingüiça ficar dourada, colocar o pão com alho no espeto, deixar esquentar um pouco e servir ambos. Não esquecer de colocar um prato de farinha de mandioca ao lado da tábua de corte. Na medida em que as carnes vão ficando prontas, servir aos poucos na tábua, cortando pedaços pequenos e médios. Intercalar bem passadas com as no ponto para agradar a todos os paladares. Se a carne estiver muito salgada ao servir, bater nela para cair um pouco do sal. Caso a carne esteja um pouco dura, corte-as em fatias finas. Depois de cortar, devolva o espeto com a carne ao fogo para mantê-la quente. Para evitar seu ressecamento, deixar na churrasqueira o mais distante possível da brasa, sempre voltando o lado mais recentemente cortado para o fogo.
Espero que tenham gostado!
Forte abraço,
Bruna Mel
Fonte¹: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore
Fonte²: https://www.youtube.com/watch?v=mYvbSCGTxmE
Fonte³: http://www.livrodereceitas.com/tipicas/gaucha/gauc1577.htm